O projeto contempla ainda a imprescindível integração entre a teoria e a prática, envolvendo diferentes eixos de formação e sendo resultado de um esforço interdisciplinar do Curso de Comunicação Social com linha de formação em Educomunicação, aspecto que enriquece a formação dos estudantes bolsistas e voluntários e também da comunidade escolar beneficiária.
Para além disso, o desenvolvimento do projeto permite não só integrar os discentes e os docentes envolvidos, como também ampliar a compreensão sobre as especificidades do cenário paraibano de educação, assim como identificar campos de pesquisa a explorar e atender demandas sociais específicas.
2018
O projeto teve sua experiência inicial na cidade de Belém - PB, reunindo estudantes e professores de várias escolas de ensino básico, em uma ação conjunta entre as Secretarias Municipais de Educação e Cultura daquele município com a UFCG.
Os encontros seguiram o formato de oficina e foram mediados pela discussão de cartilhas educativas, desenvolvidas pelo projeto Produção Midiática. Ao longo dos três encontros os estudantes desenvolveram com o auxilio dos mediadores dois tipos de mídias impressas: o livreto e o jornal mural, em formato de mapa.
Tais práticas se mostraram fundamentais para contribuir com a formulação de políticas públicas que incorporem a Educomunicação ao projeto político de desenvolvimento do estado da Paraíba.
2019
Em sua segunda experiência, realizada em parceria entre a Secretaria do Estado da Juventude Esporte e Lazer da Paraíba, a Escola Cidadã Integral Monte Carmelo e a UFCG, o projeto se propôs a trazer para a discussão diferentes aspectos da comunicação, sob uma perspectiva crítica.
Como exemplo das discussões propostas pode-se destacar o direito a comunicação, a poesia enquanto ferramenta de comunicação e protagonismo, representações midiáticas e a falta de participação popular na construção das narrativas veiculadas pelos meios de comunicação.
Através da aplicação de oficinas expositivas/reflexivas e práticas objetivou-se abranger diferentes experiências comunicacionais difundindo habilidade comunicativas multimídia e de leitura crítica da mídia por meio da produção de mídias comunitárias impressas e digitais.
Como exemplo das habilidades comunicacionais desenvolvidas ou aprimoradas pelos estudantes do 9º ano B, podemos destacar a produção textual de gênero jornalístico e a percepção das funções sociais da comunicação, criação de plataforma de conteúdo multimídia (blog), produção de texto poético de protesto urbano (slam poesia) e produção fotográfica.